Biscoitinho Integral de Canela e Cacau

13 julho 2014


Eu tomei uma decisão na minha vida de evitar ao máximo alimentos industrializados. E isso se diz a respeito também a cookies e biscoitos em geral. Eu vou sempre tentar arranjar um tempo para fazer meus bolinhos e biscoitos para comer durante a semana.
Infelizmente, a maioria dos produtos integrais que encontramos no mercado não são 100% integrais. E muitos contém mais farinha refinada (enriquecida com ferro e ácido fólico) do que farinha integral em sua composição. Então, a gente acaba pagando mais caro pelos produtos que se dizem integrais, mas que muitas vezes não são.

Fora que existem muitos benefícios em preparar os nossos próprios lanchinhos. Nós adicionamos os ingredientes que quisermos, nós podemos fazer a quantidade que iremos precisar para a semana e, como resultado, temos lanches mais saudáveis e livres de conservantes.
É claro que dá trabalho. Mas o trabalho vale muito a pena.
Com esse pensamento de reduzir ao máximo produtos industrializados, eu comecei a procurar por biscoitinhos integrais caseiros. O primeiro que achei foi o de canela e cacau, que tem na sua composição todos os ingredientes que eu tinha no meu armário.

Esses biscoitinhos são super saborosos e fáceis de fazer. O pessoal da minha casa simplesmente adorou e eu levo menos de 30 minutos para prepará-lo (contando com o tempo em que ele demora para assar).
Fiz algumas modificações na receita e vou colocar os ingredientes de acordo com o que eu fiz, mas vocês podem fazer as modificações que quiserem.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de açúcar mascavo
50 ml de óleo de canola ou girassol
1 ovo
1 colher de chá de cacau em pó
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de Trato Fit
1/2 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos. Molde e coloque numa forma com papel manteiga ou numa forma untada. Coloque no forno pré-aquecido a 200º por 15 minutos.
Rende 16 porções. Com adoçante ele fica com 83kcal por porção, com mascavo ele fica com 101kcal.

Peguei essa receita no blog Diga Maria, mas modifiquei algumas coisas.

Bom apetite!
Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário