Benefícios do Manjericão

04 agosto 2014

Olá pessoal,

Hoje trago a vocês esse post super bacana sobre as propriedades do manjericão, seus benefícios para a saúde e uma receita de molho com ele.
Sempre quando quero introduzir algum tipo de alimentos em minha dieta, eu pesquiso sobre os benefícios que ele proporciona para a saúde e procuro lembrar deles para me estimular a comê-los. Fiz isso com os temperos e foi assim que passei a usá-los com mais frequência na hora de cozinhar.

Hoje a utilização dos temperos no preparo das refeições é muito importante, pois além de proporcionar um bom sabor a comida, é também uma estratégia na utilização de menos sal em seu preparo.
O manjericão foi o escolhido da vez. Ele é muito rico em vitamina K, cálcio, ferro e vitamina A e possui também níveis consideráveis de fibras, manganésio, magnésio, vitamina C e potássio.
Ele é um excelente anti-inflamatório, ajuda na prevenção de infecções bacterianas, é benéfico para o coração, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e pode ajudar na prevenção do resfriado.

Aqui em casa eu utilizo o manjericão pra fazer o molho pesto que aprendi no blog Tips for Life. Esse molho é muito saboroso e eu utilizo no macarrão e nas saladas. Outra sugestão de uso é em torradinhas e pizzas, aqui em casa eu não como com torradas pois tenho intolerância a glúten e as torradas sem glúten são muito caras, então prefiro não consumir. Em relação as pizzas eu não encontro pizza sem glúten com este molho e ainda não parei pra fazer pizza sem glúten em casa.

Ingredientes:

150 ml de azeite extra virgem
1 maço grande de manjericão
50 gramas ou mais ou menos 5 colheres de sopa de castanha do para triturada
Pitada de sal
50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Bata o azeite com o manjericão no liquidificador e depois misture o restante dos ingredientes. Guarde em um pote de vidro na geladeira por até dois meses.

Gente eu uso um maço grande de manjericão, meu molho fica com um sabor forte, pois prefiro assim. Já teve algumas vezes de eu esquecer de comprar o queijo ralado e fazer sem ele e ficou bom também. Passei essa receita a uma amiga que não gosta muito de castanha do Pará, por isso ela fez com amêndoas e me disse que ficou saboroso também. Portanto como vocês podem ver a receita possibilita a vocês darem um toque pessoal a ela, desde que mantenha os seus benefícios, ok?


Beijos!

Ligia.


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