Bolo de Cacau Com Cobertura Sem Glúten e Sem Lactose

03 setembro 2014


A receita de hoje é TOP e vai agradar os intolerantes a glúten e a lactose. Vai dizer que você não está com água na boca só de olhar a foto? Pois é, esse bolo você primeiro come com os olhos e depois saboreia um pedaço.
Esse bolo é uma receita adaptada que minha prima Mariana fez. Assim como minha querida irmã e parceira de blog, minha prima também é intolerante a glúten e está recorrendo a receitas sem glúten para não sair da dieta. E quando ela me mandou a foto desse bolo, eu fiquei que nem gulosa olhando para ele.

Eu dou a maior força tanto para minha irmã quanto para minha prima porque eu sei que é difícil você seguir com a dieta sem glúten e sem lactose. E fico super feliz que as duas estão fazendo receitas saudáveis e que cabem na dieta delas.
Sobre o bolo? Bom, ele é uma delícia e super fofinho, além de crescer bastante. É uma ótima opção para os amantes de chocolate, já que o cacau engana bastante e faz um bem danado a saúde! Esse é o tipo de bolo perfeito para os dias de TPM em que nós necessitamos de algo doce e é uma ótima opção para comer no café da tarde acompanhando um bom café ou um chá.
Vamos aprender a fazer essa delícia?

Ingredientes da Massa:

2 xícaras de farinha de arroz (ou farinha sem glúten)
1 xícara de açúcar demerara ou açúcar fit
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 ovos
1/2 xícara de óleo de girassol, canola ou milho
3/4 xícara de água quente

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira. Unte uma forma com óleo de coco ou margarina e farinha de arroz ou farinha sem glúten. Deixe assar por 40 minutos a 180° a 210°.

Ingredientes da Cobertura:

2 colheres de sopa de demerara ou açúcar fit
2 colheres de sopa rasas de cacau em pó
água quente ou leite sem lactose (mais ou menos dois dedinhos)
2 colheres de sopa de óleo

Leve ao fogo os ingredientes da calda e adicione água aos poucos. Deixe no fogo até dissolver bem, mas sem ferver. Quando estiver pronto, regue o bolo com a calda.
Para embelezar o bolo e dar um sabor especial, adicione castanhas do Pará picadas. Fica uma delícia!

Agradeço a minha prima por ter cedido essa receita para compartilhar com vocês aqui no blog.

Bom apetite.
Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário